A escolha correta de um terreno envolve a observação atenta de uma série de detalhes. Os mais relevantes, entre outros, são os seguintes:
1. Escolha o terreno em um local não muito distante dos locais que você e sua família precisam frequentar, como escola, trabalho, comércio, amigos e familiares, locais de lazer, etc.
2. Observe a existência de meios de transporte fáceis e eficientes nas proximidades do terreno, como ônibus, metrô e trem. Se existir este tipo de transporte disponível nas proximidades, o terreno pode até ser longe do trabalho ou escola, pois a facilidade de locomoção resolve este problema.
3. A escolha da rua também é importante. Ruas e avenidas muito movimentadas devem ser evitadas. Se você construir em um desses locais, terá que conviver com barulho de carros, poluição, perigo para as pessoas, etc. Por isso, se possível, escolha uma travessa ou uma rua curta e sem saída.
4. Veja se a rua tem infraestrutura básica como água encanada, coleta de esgoto e lixo, energia elétrica e rede telefônica.
5. Muita atenção com a possibilidade de enchentes e alagamentos. Verifique se o terreno fica em um local muito baixo, próximo a córregos, rios ou lagos, se a rua não possui calçada, meio-fio. Estas circunstâncias indicam a possibilidade de enchentes por ocasião de chuvas mais fortes. Se possível, converse com moradores próximos, visite o local em épocas diferentes.
6. Confira atentamente a documentação do terreno. Veja o registro de imóveis do vendedor, escritura do imóvel, compromisso de compra e venda, entre outros detalhes. Estas informações você pode conseguir no Cartório de Imóveis do município. Verifique também se o terreno está em situação regular junto à Prefeitura.
7. A Prefeitura exige um recuo na construção, ou seja, uma parte do terreno onde você não poderá construir. Geralmente o recuo é na frente, em um dos lados e no fundo do lote. Estas especificações podem variar de cidade para cidade. Por isso, procure se informar na Prefeitura antes de iniciar a obra.
8. Verifique a inclinação do terreno. Evite comprar um terreno muito inclinado, tanto para a frente como para o fundo. Neste tipo de terreno você terá gastos extras com aterros, fundações reforçadas e nivelamento.
9. Observe se as construções próximas apresentam ou não rachaduras nas paredes.
Isso pode indicar se o terreno é duro ou mole e se será necessário fazer fundações mais reforçadas.
Tomando estes cuidados básicos expostos acima no momento de escolher um terreno para compra, certamente você fará uma escolha acertada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário